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domingo, 20 de junho de 2010

Acidente na Dutra...depoimento de um motorista...

Motorista envolvido em acidente na Dutra desabafa pelo Twitter e deixa alerta sobre excessos no trânsito
"Na quarta, dia 16, eu nasci de novo": professor de Comunicação de universidade de Taubaté aponta erros de cobertura da imprensa sobre o caso
O professor de Comunicação da Universidade de Taubaté, jornalista Maurílio Láua, publicou neste domingo (20), em seu Twitter, um desabafo sobre o maior acidente da história da Via Dutra - em número de veículos, que ocorreu na última quarta-feira (16). Láua viajava pela rodovia naquela manhã e revela ter escapado do acidente com vida por muito pouco: "eu nasci de novo" (veja abaixo os comentários na íntegra).

Ele narra em detalhes todos os momentos de pânico vividos na Dutra. E ainda aponta erros divulgados pela imprensa sobre o acidente: "Quem acompanhou pela TV o acidente na Dutra, na quarta-feira, por causa da neblina, não viu o que aconteceu na realidade".

O maior culpado pela tragédia? Lauá afirma: "o maior motivo da desgraça foi excesso de velocidade".

Relembre: quarta-feira de caos na Dutra

Na manhã de quarta-feira uma sequência de 16 acidentes, no trecho de Pindamonhangaba, deixou 32 pessoas feridas e 1 morta, na Via Dutra. Foram 66 veículos envolvidos.
"Em mais de 20 anos de trabalho, nunca vi um acidente como esse"
"Parecia uma cena de guerra", diz motorista envolvido em acidente na Dutra. Veja infográfico sobre neblina
Sequência de acidentes com 40 veículos causa mortes em rodovias da região

Aumenta o número de colisões traseiras na rodovia Presidente Dutra

Desabafo no Twitter


Maurílio Láua: jornalista, professor universitário, fotógrafo e escritor de livros infantis.

'TUITADAS' NA ÍNTEGRA

Credito: DivulgaçãoApesar do dia bonito e a expectativa do jogo contra a Costa do Marfim, gostaria de tocar num assunto importante...

Quem acompanhou pela tv o acidente na Dutra , na quarta-feira, por causa da neblina, não viu o que aconteceu na realidade.

Essa é uma questão complicada, que atinge a todos que usam a Dutra
Na quarta, dia 16, eu nasci de novo... estávamos no mesmo carro, eu, profª Edilene Maia e minha filha Cici.... vimos tudo de muito perto...

Nosso carro foi o primeiro que não bateu, no acidente que fez duas vítimas fatais. Tudo que foi falado não corresponde à verdade do fato.
O nevoeiro era totalmente diferente de tudo que já vi. Olha que eu ando diariamente pela Dutra faz 22 anos. Nunca vi nada igual.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Veículo ficou prensado entre 2 caminhões. O motorista saiu ileso do acidente

À nossa frente 6 caminhões, um ônibus e quatro carros de passeio destruídos. As cabines dos caminhões não existiam. Estavam esmagadas.

Fomos o primeiro carro que não bateu. Conseguimos frear, atrás vinha um enorme caminhão que quase esmagou a gente. Parou a um dedo de nós
Paramos, descemos do carro correndo.

As meninas foram para a grama, longe da pista, com medo de alguém ainda bater atrás. Não dava para ver

Andei para a frente para ver o que tinha acontecido e não acreditei no que via. Parecia filme de catástrofe norte-americano. Destruição.

Havia caminhoneiros presos nas ferragens. Um foi retirado da cegonheira que estava a nossa frente. Sem pernas, ela agonizou no asfalto...

E morreu quase duas horas depois, na ambulância de socorro. Outro estava esmagado pelas placas de aço que deslisaram da sua carroceria...

Não havia o que fazer para ele. Um carro da Polícia Civil foi parar em cima de um carro de passeio. O motorista do ônibus, de estudantes...

de Minas Gerais, estava preso pela perna no painel, não podia sair do lugar. O vidro quebrado e mele sangrava na direção. Não dava pra fazer
nada. Demorou muito pra socorrer. O médico que chegou na ambulância ficou desesperado e nem conseguia colocar as luvas de nervoso.

Os caminhoneiros, acostumados com acidentes na estrada, estavam desnorteados, corriam tentando ajudar, mas muito pouco podia ser feito.

Numa entrevista pela TV vi o inspetor da Polícia Federal dizer que não deu tempo de frear e não havia marcas de frenagem... havia sim.

Dez , quinze metros de marcas pelo asfalto... o nevoerio levou a culpa... mas não foi culpado sozinho.

Por que alguns bateram e outros não? Depois, conversando com motoristas que estavam parados na pista veio a confirmação...

O maior motivo da desgraça foi excesso de velocidade. Excesso de velocidade mesmo com vizibilidade zero. Não havia mesmo como parar.

Quem bateu, entrou no nevoeiro em alta velocidade e não conseguiu parar quando percebeu que o carro da frente estava parado.

Um motorista disse pra mim que estava a 110 no nevoeiro e só parou porque viu um rapaz sinalizando na mureta central da pista.

Absurdo total. Quando vimos o nevoeiro já diminuimos a velocidade, fomos para a direita e andamos devagar. Vimos o anjo que sinalizou também

Mas paramos porque estávamos devagar e deu tempo de frear. O caminhão que vinha atrás da gente também disse que só parou porque viu o ...

rapaz sinalizando... senão teria esmagado a gente, pois também estava em alta velocidade dentro do nevoeiro. O anjo, que não vimos depois...
Salvou a vida de muita gente, que poderia ser esmagada por quem vinha atrás, inclusive a nossa.

A questão é a alta velocidade em que os automóveis, de todo tamanho e peso, andam na vi dutra.

Não há radares na região de Lorena a Taubaté, e isso convida os irresponsáveis a correrem. Dá na tragédia que deu. Sorte que não morreu...

mais gente, porque o estado dos carros era impressionante. Não tenham dúvida: andamos em latas com rodas e somos frágeis demais.

Não sei como consertar isso. Acho que a polícia precisa ser mais rígida. Multar, apreender ou coisa parecida, senão continuaremos arriscando nossas vidas diariamente na Via Dutra.
Não acho legal começar o domingo falando em acidente, mas isso afeta a todos nós. Por isso, se estiverem numa situação dessa tomem cuidado
Reduzam imediatamente a velocidade, mas não parem na pista...

andem de vagar pela direita e, se for o caso, saiam pela área de escape ou pelo acostamento. Não contem com a responsabilidade de quem vem atrás.

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