Acessos

domingo, 26 de dezembro de 2010

TURISMO EM PINDA...

RESERVA ECOLÓGICA DO TRABIJU


A “Reserva Ecológica Municipal do Trabiju” é um dos mais belos redutos ecológicos do Vale do Paraíba. Ao redor de uma bela cachoeira abriga espécies raras da flora :
angico-branco, embaúba, guarantã, peroba , jaborandi, palmito, samambaia, etc; da fauna: quati, tatu, macaco, onça, paca, porco do mato, maritaca, periquito, etc.A Lei nº 1627, de 27 de junho de 1979, cria e denomina “Reserva Florestal do Trabiju” , toda a área compreendida pela Fazenda Represa de propriedade do Município, localizada no bairro denominado Trabiju , a cerca de 16 Km do centro de Pinda.
Esta Lei proíbe desmatar qualquer parcela daquela propriedade e retirar espécimes da fauna e da flora existentes naquela mata.
Estrada Municipal José Machado de Andrade
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
RIO PARAÍBA


É o maior rio que banha nosso município. Formada pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna/SP, atravessa todo o Vale do Paraíba e o Estado do Rio de Janeiro,
passando por 170 cidades e deságua no Atlântico , totalizando um curso de 800 Km.Em nosso município percorre 30 Km banhando numerosas fazendas e sítios, encontra a cidade a altura do bosque da Princesa, dando mais encanto a este belo lugar. Já foi um rio muito rico, oferecendo mais de 35 espécies de peixes.
Abastece nossa cidade com 25.000 m3/água pôr dia, que depois de passar por duas lagoas de estabilização, 60% deste volume retorna ao Paraíba, apenas sete cidades possuem tratamento de esgoto, Pindamonhangaba é uma delas.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO
http://www.efcj.com.br
Idealizada no início do século pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, sua construção visava o acesso a então pequena vila de Campos do Jordão, para aproveitamento do clima na cura de doenças respiratórias.
Construídas em 1912, teve seus primeiros carros movido a vapor, posteriormente a gasolina. Em 1924 foi eletrificada pela “The English Electric Co.”.
Cumpriu por vários anos os objetivos que motivaram a sua construção. Em 1970, com incremento do turismo, considerando suas características e a beleza natural do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, adentrou confiante pelo novo campo.
Atualmente a Estrada de Ferro Campos do Jordão, subordinada à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, é uma ferrovia voltada integralmente para serviços turísticos.
A natureza e os equipamentos de lazer instalados ao longo da ferrovia e no terminal de Capivari, em Campos do Jordão, tornam a viagem mais completa e aprazível.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
PARQUE “REINO DAS ÁGUAS CLARAS”
Fone: 3643-1477
Galeria de Fotos



Secretaria de Turismo
Estrada de Ferro Campos do Jordão
Natureza, paisagem, ar puro, águas límpidas de um rio, natação e, além disso,
folclore e cultura – é o Reino das Águas Claras.Aproveitando um trecho calmo do rio Piracuama, nos contra fortes da Serra da Mantiqueira, à margem da Rodovia que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão, a Estrada de Ferro Campos do Jordão criou em 1970 o Parque “Reino das Águas Claras”.
O rio Piracuama, cujo significado indígena quer dizer Cova de Peixes, desconhece praticamente a poluição. É formado por riachos de águas frias e cristalinas oriundas das vertentes da Mantiqueira. Ao atingirem a planície do Vale do Paraíba, reúnem-se para formar o rio Piracuama, pedregoso e barulhento. Alguns quilômetros antes de lançar seu caudal no rio Paraíba, o Piracuama invade a área de domínio da ferrovia para compor uma paisagem extremamente agradável.
Nessa área, que possui 21.311 m2, acha-se instalado o Reino das Àguas Claras, local de lazer destinado a atender desde criança até o adulto. No leito do rio foram realizados adaptações para formação de pequenos lagos e cachoeiras, permitindo dessa forma um refrescante banho.
A origem do nome “Reino das Águas Claras” foi inspirada na obra literária do escritor Monteiro Lobato. Por esse mesmo motivo, o parque foi decorado com escultura em cerâmica artística, dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Os artesãos José Pyles, Alarico Corrêa Leite e José Ferreira, modelaram as figuras, são a um só tempo, homenagem espontânea ao escritor que viveu na região e uma forma de colocar as crianças em contato com os personagens e sua estória.
Infra-estrutura existente : restaurante, vestiário, guarda-volumes, parque infantil e quiosques.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
RANCHO MUSTANG - Acampamento Diferenciado
http://www.ranchomustang.com.br
Fones: (12)3212-0457 / 9734-5069



Um novo conceito em Acampamento e Espaço para Eventos em Geral.
Nossa preocupação é oferecer um Serviço Diferenciado e Personalizado para Grupos Fechados como: Acampamento Escolar , Imersão em Línguas Estrangeiras, Treinamento / Conferências Empresarias, Confraternizações em geral, Retiros Religiosos, Acampamento para Melhor Idade, Festas, Casamentos, Aniversários, etc...

Oferecemos variada área de lazer e esportes: Quadras de tênis, Volei de areia, Campo de futebol, Pista de Equitação, Paredão de Escalada, Arborismo, Tirolesa de 150m, Trilhas, Cavalgadas, Salões de Jogos e Festa, Auditório com bar, lareira, som ambiente, TV e DVD , Mini Cine, Piscinas, Sauna e Churrasqueira. Para quem quiser se hospeder, há ainda confortáveis Suítes Avarandadas ao redor de uma charmosa Praça e uma Deliciosa comida Caipira no Fogão à Lenha.

É por isso e muito mais que é conhecido como Acampamento Diferenciado, unindo todo o charme e o lazer de um Hotel Fazenda à tarifas de Acampamento!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
COLÔNIA DE PESCADORES PROFISSIONAIS "EMÍLIO VAROLLI" Z-11
Fundação: 18 de dezembro de 1951. Presidente : José Londaldo Moreira

A Colônia é Regional, atendendo 32 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo . Associados: 492 pescadores da Região, sendo 80 são de Pindamonhangaba

Sede: Rua Ten. Alexandre M. Monteiro, 145

O primeiro objetivo da Colônia é preparar a documentação do pescador (entre eles uma Certidão Negativa da Junta Comercial ou da Prefeitura, declarando que o pescador não tem bens em seu nome), e encaminhar ao IBAMA que fornece uma carteira de Pescador Profissional, válida para a região.

Esta carteira é então encaminhada a CAPITANIA DOS PORTOS - MARINHA, que, pôr sua vez, expede uma segunda carteira (verde), válida em todo o mundo.

O Segundo objetivo da Colônia é conscientizar o maior número de pessoas da situação em que se em contra o Rio Paraíba. A Colônia luta a favor do Paraíba junto aos órgãos competentes, denunciando desmatamento, poluição, areeiros irregulares, recentemente conseguiu com o Campo de Pesquisa mudas e sementes para reflorestar as margens do rio.

Alguns benefícios conseguidos pela Colônia ao pescador são: aposentadoria pôr idade - 60 anos, equiparação com o salário mínimo, auxilio desemprego na época da pesca fechada (outubro, novembro e dezembro) e a promessa de um box no Mercado Municipal.

Devotos de São Pedro, os pescadores realizam todos os anos, no domingo seguinte ao dia 29 de junho, uma Procissão Fluvial, que parte de Tremembé com destino a Aparecida do Norte.

Atualmente pode-se pescar lambari, mandi, piaba, traíra, corimbata, saguirú, e algumas espécies novas como o pacú (a CESP esta tentando repovoar o rio com alevinos colocados na represa e na cabeceira do rio). Está proibida a pesca do bagre, o mesmo encontra-se em extinção.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SOCIEDADE ORQUIDÓFILA DE PINDAMONHANGABA

Caixa Postal- 161 CEP 12400-970

A SOP - SOCIEDADE ORQUIDÓFILA DE PINDAMONHANGABA - foi fundada em 28 de janeiro de 1990. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem, por um de seus principais objetivos, congregar todos aqueles que demostrem, de forma geral, interesse pelas Orquídeas: pelo seu cultivo e sua divulgação, incentivando o espírito cooperativo e associativo de seus membros. Nos seus encontros mensais promove estudos, palestras, exposições; programa visitas a orquidários, exposições ou eventos na região; mantém uma biblioteca especializada; motiva um torneio - interno de orquídeas; proporciona oportunidade de aquisição de orquídeas e material relativo ao seu cultivo.

A SOP conta, atualmente, com 30 sócios atuantes, de 60 associados, que se encontram no 2º domingo de cada mês, no recinto da instituição Externato São José/Faculdade de Música Santa Cecília.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
CLUBE DE CAMPO PIRACUAMA
http://www.clubedecampopiracuama.com.br
Álbum de Fotografias



Onde você vai encontrar a mais bela área de lazer do Vale, o local ideal para nadar em piscinas de água corrente, fazer churrasco, praticar esportes e respirar o ar puro das montanhas.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
NOVA GOKULA
http://www.novagokula.com.br
Comunidade Rural do Movimento Hare - Krisna



Faz parte da área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira, onde seus habitantes vivem em torno de um ideal espiritual cujo centro é Krisna, Deus.

Na busca de soluções efetivas para crises emocionais e sociais, NOVA GOKULA é modelo de uma sociedade ideal, vivendo das riquezas que a natureza oferece.

Conheça a fazenda Hare Krishna em Pindamonhangaba.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
*LAGOS, CACHOEIRAS E TRILHAS

Lago Tititaca

Acesso: Campos do Jordão
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Cachoeira do Ribeirão Felipe

Acesso: Reserva Ecológica Trabijú
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Cachoeira da Fazenda Guarandy

Ribeirão Grande - Fone: 3645-2831
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Cachoeira da Usina

Acesso: Colinas Ranch, 2500 - Pinga - Tel: 3642 – 4621
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Cachoeira dos Amores

Acesso: Pico do Itapeva
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Cachoeira do Pesqueiro do Ribeirão Grande
Acesso: Pesque Truta
Estrada Jesus Antônio de Miranda, km 27 – Ribeirão Grande
Fone: 3643-9227
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Trilha do Pico do Itapeva / Fazenda Nova Gokula

Pico do Itapeva / Oliveiras - Acesso: Campos do Jordão
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Trilha do Pesque Truta
Acesso: Estrada Jesus António de Miranda - Ribeirão Grande
Fone: 3643-9227
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Trilha da Fazenda Nova Gokula
Acesso: Estrada Municipal do Ribeirão Grande - Ribeirão Grande
Fone: 3643-1804
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Clique aqui e conheça outras trilhas
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Hípica Vigilato

Avenida Antônio Pinheiro Junior, nº 1300
Tel: (12) 9758-0098

Nenhum comentário:

Postar um comentário